Blog da Oficina

Mergulho

Final de tarde nas águas da Lagoa. Avermelhado pôr-do-sol. Ela nadava há algum tempo, quando olhou para trás não via mais a praia, somente uma pequena ilha. Nadava, nadava, braçadas longas. Os braços pareciam pesados. Sempre com olhar voltado para frente. Só avistava água. Vez que outra parava, deixava-se levar pela correnteza.

A noite chegara. A lua revela-se - aquele corpo de mulher nadando incansável em direção a algum lugar. Solitária, uma sombra à luz do céu brilhante.

Aquele brilho refletido pela lua, nas límpidas águas, a seguia desde que surgira na escura noite. Não a deixou mais sozinha, acompanhando-a sempre, durante todo o percurso. Em toda a jornada se podia ver a sombra de mulher no reflexo luzente.

Houve momentos, quase imperceptíveis, em que ela parecia desistir, pois desaparecia nas águas. Era quando mergulhava, entregando-se às profundezas do mar, porém logo surgia e voltava a nadar bravamente.

Olhava para trás e já não avistava a pequena ilha. Água por todos os lados. À sua frente avistou o Grande Farol, lhe parecia estar cada vez mais longe. Cansada, olhou para a lua voltando a nadar. Então nadava com mais afinco... Nadava e nadava.

Aos poucos, seus braços foram cedendo ao cansaço. Não via mais o Farol. À sombra do reflexo da lua, viu-se apenas sua mão sumindo num mergulho.

Naquele momento, a Lua desapareceu.


Marisa Burigo, natural de Lages-SC, residente em Porto Alegre-RS. Advogada e Escritora. Dois livros solo publicados (Particularidades e Fragmentos de Uma Alma), vários textos publicados em periódicos, participação em diversas Coletâneas e Concursos Literários Nacionais e Internacionais. Participou das Feiras do Livro de Porto Alegre 2018 (lançamento livro solo) e 2019 -Coletânea Imortais III da Academia de Letras do Brasil, Seção RS, da qual faz parte. No mesmo ano, Feira do Livro de São Lourenço do Sul, com o livro Fragmentos de Uma Alma e a Coletânea “Entre as Brechas do Tempo”, do Centro de Escritores Lourencianos, do qual faz parte. Ocasião em que recebeu o prêmio de 1º lugar – categoria crônica – realizado pela Academia Internacional de Artes e Letras de São Lourenço do Sul.

Marisa Burigo
07/03/2020

 

 

Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela