Dica de Escrita

O uso de financiamento coletivo para a viabilização de projetos editoriais

Não é de hoje que o mercado editorial vem sofrendo com restrições de orçamento e financiamento de novos projetos. Mas os escritores não pararam de produzir e a vontade de publicar suas obras também não diminuiu, felizmente. Novos escritores estão ávidos por ver suas histórias publicadas e os escritores experientes querem continuar publicando e criando vínculos com o seu público.

Como nem tudo são pedras nesse caminho, existem alternativas como o financiamento coletivo, que está dando esperanças para os escritores e movimentando o mercado editorial de alguma forma.

Para nos contar um pouco mais sobre o financiamento coletivo, entrevistamos a produtora cultural Débora Peres. Confira a entrevista na íntegra:



Qual a importância do financiamento coletivo para os escritores e para o mercado editorial?

Para os escritores, é uma maneira de custear seus próprios livros sem ter a necessidade de realizar desembolsos pessoais. Além de realizar a impressão da obra com um número considerável de exemplares já comercializados, fortalecendo sua independência e dando maior liberdade criativa.

Para o mercado editorial, o aumento da diversidade e da autonomia das produções, trazendo novas vertentes literárias e dando a possibilidade de que autores que talvez nunca conseguissem publicar, seja pela questão financeira ou pelas exigências de grandes editoras, possam ter suas obras disponibilizadas no mercado.

Por onde começar a busca por financiamento coletivo?

Acredito que quatro pontos são extremamente importantes: acreditar muito no seu projeto; conhecer o seu público e o poder de apoio que ele tem; ser atuante nas redes sociais (pois elas serão a principal ferramenta de apoio) e saber exatamente qual o valor necessário para a produção desejada.

Você poderia mostrar os passos para quem quer buscar este financiamento?

A maioria das plataformas de financiamento coletivo costuma ser bastante didática já trazendo todos os passos. Além disso, é necessário saber os custos totais do projeto (inclusive despesas de envio e comissão da plataforma).

Quais as plataformas que tu indicas?

Hoje existem diversas opções. Na escolha é importante avaliar o custo de uso da plataforma, a facilidade em utilizar e a credibilidade dela no mercado. Eu trabalho com o Catarse.me e vejo ela como uma plataforma de fácil acesso, com valor justo e com um sistema de comunicação claro e rápido, tanto com o criador do projeto quanto com os apoiadores.

entrevista com Débora Peres
29/06/2020

 

 

Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela