Dica de Escrita

Escrever para crianças NÃO É mais fácil

Não procure escrever para crianças porque tu achas que é um texto mais fácil. Não é mais fácil escrever para crianças.

Eu já falei bastante coisas e tudo que falei tem que ser levado em conta quando se escreve para criança. Se já não temos isso muito internalizado, certamente, iremos cometer uma série de erros na composição dos textos, na concepção dos personagens; iremos cometer esses erros que hoje em dia são vistos com maus olhos pela crítica e pelas próprias crianças e adultos que consomem esses livros.

Então, é importante que, se vamos escrever para crianças, levemos tudo isso em consideração e não achemos que é fácil, que se pode primeiro escrever para criança para se preparar, para depois escrever um livro para adulto/jovem; escrever poesia para criança para depois tentar escrever poemas para adultos, como se fosse uma preparação. Não, não é uma preparação. São coisas diferentes, requerem técnicas, ideias e cuidados diferentes. No texto para criança, como falei, vamos ter que nos deslocarmos de uma condição que temos e tentar nos imaginar na mesma altura da criança, não um adulto contando uma história para criança, falando sobre uma criança. Temos que imaginar uma criança em relação a outra. Precisamos conseguir entrar nesse nível de entendimento e interação com a criança, como se estivéssemos no mesmo nível, não como um ser superior ensinando alguém, contando uma história, dando uma lição.

Escrever para criança não é mais fácil. Talvez um pensamento contrário ainda exista, vamos conversar mais sobre isso durante o curso. Vários escritores já perceberam que essa é uma verdade, muitos que escrevem para adultos perceberam isso e me falaram algumas vezes em contatos que trocamos. Mas se é o que queres, se é o que tu gostas e o que estás a fim de fazer, que é escrever para criança, é muito bacana, o retorno é maravilhoso, tem-se um público muito mais caloroso do que qualquer outro escritor.


Este conteúdo é parte da Oficina Escrevendo Literatura Infantil e Juvenil

Christian David
27/08/2020

 

 

Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela