Dica de Escrita

A importância da consistência em um texto

Escrever textos é uma tarefa mais difícil do que parece. Não se trata de apenas jogar com as palavras para que fiquem bonitas aos olhos do leitor. É preciso tratar o texto como se fosse um prédio em construção.

Assim como um engenheiro, o escritor precisa trabalhar o texto de forma bastante organizada, precisa e, principalmente, consistente. Em outras palavras, o escritor precisa saber muito bem sobre o que está escrevendo e como fazê-lo, sob pena de, ao final, construir um texto ruim e inconfiável.

Dar consistência ao texto não é uma tarefa fácil. Talvez até seja a mais difícil de todas as tarefas de um escritor. Isso porque a consistência do texto é que vai mostrar o quanto o autor entende do assunto que está abordando.

Evidentemente que não se exige do escritor que seja um especialista em tudo o que escreve, mas fazer um bom estudo dos temas abordados é essencial. O estudo e planejamento do texto é tão ou mais importante do que o próprio ato de escrever. Por exemplo: o autor que pretende escrever uma matéria ou texto sobre o aquecimento global precisa entender de conceitos como o efeito estufa, economia de baixo carbono, máximo e mínimo solar entre tantos outros fatores que se relacionam ao tema de forma direta ou indireta.

Caso contrário, o escritor pode incorrer em erros de julgamento, ou mesmo erros técnicos, como dizer que o efeito das marés é uma prova de elevação do nível dos mares. O conhecimento aprofundado sobre o tema vai permitir que o autor discorra sobre o tema com bastante propriedade e clareza, o que empresta consistência e confiabilidade ao seu texto.

Por fim, o texto consistente é o que vai separar os entendidos dos palpiteiros, os estudiosos do aquecimento global dos teóricos do apocalipse, mas principalmente o bom escritor do blogueiro de fim de semana.

Rodrigo de Bem
28/08/2020

 

 

Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela