Dica de Escrita

A presença digital para o escritor

A presença digital é algo muito importante para todos hoje, e não poderia ser diferente para quem deseja se tornar escritor.

Como uma boa presença digital (site ou blog organizado, atualizado e bonito), você tem maiores chances de seus textos e livros serem encontrados na internet e, consequentemente, de o seu nome aparecer.



As redes sociais também são importantes para isso. Redes sociais atualizadas e com maior número possível de seguidores e interações oferecem a oportunidade ao escritor de criar o seu público e de se comunicar com ele. Adiante, isso ajuda a vender suas obras, a ser convidado para palestras, a dar cursos, ou seja, cria autoridade para o seu nome.

Use as redes também para trocar ideias com outros escritores, o que enriquece a sua escrita e o seu networking.

Para quem sonha em ser editado por alguma editora comercial de grande circulação, saiba que a presença digital é hoje fundamental para que as editoras conheçam você, as suas obras e a sua influência.

Esteja sempre de olho nas novidades em relação a redes sociais, sites, aplicativos e toda nova (ou velha) tecnologia que ajude a sua vida como escritor. Agora, por exemplo surgiu o Clubhouse, uma rede social só de áudios e podcasts sobre os mais variados assuntos, mas ainda disponível somente para Iphone. Fique atento a tudo o que divulgue a sua marca, o seu nome, os seus livros, e a tudo o que possibilite conexões e contatos.

Dentro dessa linha, não esqueça de fazer o básico e de aproveitar o que você tem nas mãos, como o WhatsApp. Com ele, você pode criar uma lista de transmissão e divulgar seus textos, livros e eventos. Além disso, você troca informações e pode até fazer pequenas reuniões de trabalho.

Independentemente das redes sociais nas quais você estiver, existem duas coisas que você precisa fazer sempre: criar e atualizar o seu mailling, seus contatos, ou seja, as pessoas que compram e que comprariam o que você escreve. Trate cada contato com carinho e vá fazendo o seu networking naturalmente, estando presente na vida dessas pessoas.


3 dicas para criar a sua imagem de escritor e um relacionamento com o seu público

> Constância: ao invés de “aparecer” nas redes sociais e no seu site de vez em quando, “esteja” lá. As pessoas sabem identificar a diferença entre as duas coisas. Isso não significa que você tenha que deixar de escrever para conseguir dar conta das redes sociais, apenas se faça presente com uma frequência razoável;

> Conteúdo: para estar presente nas redes sociais, é necessário ter o que falar e mostrar, ou seja, ter conteúdo de qualidade. Se você não sabe fazer o layout (arte), por exemplo, faça uma parceria com quem sabe;

> Disponibilidade para responder e interagir: as pessoas gostam de opinar, interagir e de receber respostas. Quando essa troca não acontece, a confiança se quebra e as pessoas perdem o interesse no perfil.

Escrita Criativa
03/03/2021

 

 

Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela