Conheça o criador da graphic novel ‘Copacabana’

Guilherme Wunder

Sandro Lobo, ou simplesmente Lobo, é roteirista e editor de quadrinhos aqui do Rio Grande do Sul. Nascido em Porto Alegre, o gaúcho de 35 anos se destacou no mercado editorial de HQs como editor da Desiderata, onde trabalhou com grandes quadrinistas, como Rafael Grampá, André Dahmer e Fabio Lyra. Além disso também fundou a editora Barba Negra, selo de quadrinhos da Leya.

Ao lado de ThiváFróes de Souza, Lobo criou o ‘Mundo HQ Rua da Praia’, evento realizado em fevereiro e destinado aos fãs de quadrinhos. A programação contou com cinco palestras e teve entrada franca. Durante as atividades Lobo também ministrou a palestra sobre auto publicação. Para o roteirista, a organização do evento se diferencia dos demais pela dinâmica e local escolhidos:

- A experiência está sendo muito interessante, porque esse é um espaço diferente do qual estamos acostumados a encontrar eventos de quadrinhos. Acho que isso já mostra que estamos em novos tempos onde o quadrinho encontrou novos públicos que os acompanham. Hoje muita gente se interessa por HQs e o mais legal é que o público que fica olhando as exposições, que é do mais variado.

Em 2009 Lobo lançou, através da editora Desiderata, seu trabalho de maior destaque no mundo das histórias em quadrinhos, a graphic novel ‘Copacabana’. Na trama acompanhamos a história de Diana, uma prostituta negra que tem que se virar entre policiais corruptos, gringos e agiotas. Para Sandro não houve tanta dificuldade em se contar uma história que trata de diversos tabus, pois aquela é a realidade da região:

- Na realidade 'Copacabana' não é um tema, mas sim o que realmente acontece ali na praia. Tudo que está ali foi pesquisado e são histórias que contam por lá. Eu mesmo morei em Copacabana e vivi essa realidade da noite carioca daquele bairro. Posso dizer que eu era um personagem como todos aqueles que fazem parte da história.

Atualmente o roteirista está trabalhando com produção de conteúdo para o seu programa do youtube, chamado ‘Quadrinhos para Barbados’. No canal, Lobo e Victor Marcello recebem “em sua barbearia” quadrinistas do mercado editorial independente para um bate-papo descontraído. Desde a sua fundação já são mais de 3 mil curtidas no facebook e 1.500 inscritos no canal do youtube. E já existem planos para que esses números cresçam:

- Por enquanto estamos interessados em aumentar o programa, adicionando quadros novos. Também estamos estudando a possibilidade de irmos para a televisão mas, mesmo que isso aconteça, o projeto sempre continuará existindo na internet.

Para o futuro Lobo conta que acabou de escrever o spin-off de ‘Copacabana’, que contará com 48 páginas, mas que não será uma continuação da trama, mas sim uma história que não entrou no álbum original. Além disso o roteirista diz também que a série irá se transformar em animação, graças a um edital do fundo setorial vencido por ele. 

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "592304" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar
Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela