Conheça o premiado cartunista gaúcho Rafael Corrêa

Guilherme Wunder

Nascido em 1976, na cidade de Rosário do Sul, no interior do estado, Rafael Corrêa é formado em publicidade e propaganda mas exerce a profissão de cartunista. Além disso, o ilustrador também trabalha em um estúdio com outros três quadrinistas de Porto Alegre.

Conhecido pelas suas criações das tiras ‘Artur, o Arteiro’, ‘Sapatiras’ e ‘Caracteres!?’, Rafael já teve trabalhos publicados em diversos jornais do país, como Folha de S. Paulo, jornal Agora, revista Gloss, Revista Saúde, Revista MAD entre outros títulos. O cartunista conta que tudo isso começou quando ainda era criança e sonhava em desenhar:

- Com nove anos eu comecei a pensar em ser cartunista, então já iniciei a criar algumas histórias em quadrinhos e a minha família e amigos gostaram muito dessa primeira leva de material. Já com 14 anos comecei a publicar no jornal da minha cidade algumas tirinhas de minha autoria.

O artista foi uma das atrações do Mundo HQ Rua da Praia, que aconteceu em fevereiro, no centro de Porto Alegre. Durante as atividades foram realizados painéis, bate-papos, exposições e sessões de autógrafos. Rafael ministrou a palestra ‘Quadrinhos e Humor’ e também conversou conosco.

Além de cartunista, Rafael também trabalha para o site ‘Coletivo Catarse’ e é editor do zine ‘Rato Falho’, e tem que procurar tempo para administrar tantos projetos paralelos: “Na realidade eu acabo dando prioridades. Existem momentos em que eu quero fazer cartuns e é isso que me dedico para fazer, mas existem momentos que preciso trabalhar como designer para poder pagar as contas (risos).”

Um dos trabalhos de maior destaque do cartunista são as tiras do ‘Artur, o Arteiro’, só que o que muitos não sabem é que essas histórias são baseadas na vida do próprio Rafael, o criador desse universo: “O Artur surgiu como um acidente. Na época eu pisei em um copo e acabei cortando o meu pé, tanto é que tive até que levar ponto. Naquele mesmo dia me veio a ideia de criar um personagem que estivesse sempre machucado por causa de suas artes.”

Vencedor de inúmeros prêmios pelo mundo, com destaque para o 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o 30º AydinDoganInternationalCartoonContest, Rafael segue trabalhando com desenhos por todo o país. Para o futuro, o gaúcho pretende lançar dois projetos, que ainda estão em suas fases iniciais. Um deles seria uma revista de quadrinhos com a participação de cartunistas de todo o Brasil; e o outro é a produção de um livro que compile todos os cartuns já produzidos por Rafael.

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "000407" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar
Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela