10 Benefícios de quem lê

Katiuscia Couto

Não vamos falar aqui de ler aquelas postagens feitas no Facebook, vamos falar de leitura de livros, que por sinal precisa se tornar hábito na vida dos brasileiros, já que a média de leitura é de 4 livros por ano. Vou listar aqui alguns benefícios para instigar ainda mais a leitura.
 
1-      Ler faz você refletir sobre a vida.
 
A leitura de um livro, ficção ou não, te faz repensar nos princípios, sonhos ou desejos que muitas vezes na correria do dia a dia deixamos de lado. Aquele momento que você reserva do seu dia para uma leitura é um momento único em que o leitor tem a oportunidade de ir a qualquer lugar sem preocupações, sendo assim, se sente mais leve para desejar cada vez mais.
 
 
 
2-      Ler aumenta o senso crítico;
 
Conforme vamos pegando o gosto pela leitura, começamos a ficar mais críticos com as coisas que antes eram desconhecidas ou até mesmo com escritores. Começamos a analisar melhor os livros e não só as histórias que estão sendo narradas, mas a maneira de escrita de cada um ou a maneira em que são organizadas as informações.
 
 
 
3-      Ler aumenta o vocabulário;
 
Não conheço alguém que tenha tido o interesse em decorar um dicionário ou lê-lo por inteiro. Uma maneira fácil de enriquecer o vocabulário é através da leitura. Você passa até a falar melhor sem perceber, mas por ler o que se está escrito corretamente faz você se expressar melhor.
 
 
 
4-      Livros te fazem ter mais assuntos;
 
Leitores sempre terão assuntos para compartilhar. Seja das histórias dos livros ou sobre algum tópico que lhe chamou atenção do livro porque somos assim mesmo, quando gostamos de alguma coisa vamos fazer pesquisa sobre aquilo para poder compartilhar com os amigos depois.
 
 
 
5-      Livros te permitem fazer amizades;
 
Sim! Leitores procuram outros leitores porque não tem graça nenhuma ler e guardar  a história toda para si. Assim você passa a procurar pessoas que estejam falando do mesmo livro que você leu, passa a conhecer, nem que seja virtualmente, novos amantes do mesmo título e também recomendar para que outras pessoas tenham a mesma satisfação que você.
 
 
 
6-      Ler faz bem para o cérebro e alma;
 
Pesquisas apontam que a leitura faz bem para o cérebro, mas não é preciso ser pesquisador para saber que ler também faz bem para a alma. Ler traz uma paz, ler é calmante, ler é relaxante. É possível entrar dentro da história através da leitura e quando você sai dela traz junto toda aquela despreocupação dos personagens, por este motivo digo que é relaxante. Você esquece da sua vida por alguns instantes.
 
 
 
 
 
7-      Ler estimula a criatividade e imaginação;
 
Pela leitura estimular mais o cérebro é possível sim que o leitor queira extravasar de alguma maneira e as melhores opções são criatividade e imaginação. Então se está procurando alguma inspiração para a criatividade, leia um livro.
 
 
 
8-      Ler romances faz você ficar mais amoroso com as pessoas;
 
É verdade. Após algumas leituras constatei que me tornei uma pessoa mais generosa, amorosa, menos rancorosa. Romances te fazem acreditar em um mundo melhor. Te fazem querer mudar o teu próprio mundo para uma linda história de ficção.
 
 
 
9-      Ler faz com que você escreva melhor;
 
E acima de tudo, ler te faz querer escrever as próprias histórias, ou simplesmente escrever.  Após muitos livros lidos parece que o personagem que você nem sabia que existia dentro de você desperta e te faz querer contar histórias através das palavras.
 
 
 
10-   Ler te faz conhecedor de muitos assuntos.
 
Você pode viajar sem sair do lugar, conhecer milhares de lugares reais e irreais. Dos reais você identifica e quer levar adiante. Dos irreais você também identifica e também quer levar adiante para que outras pessoas  conheçam e é a partir dessa necessidade de compartilhamento que você tem os argumentos conhecedores do assunto.
 
 
 
Incentive crianças a lerem, são elas que irão alegrar o futuro dos escritores espalhados pelo Brasil e o mundo. 
 
Se você não tem o hábito da leitura, comece lendo gibis por suas histórias curtas. Revistas por suas histórias um pouco mais longas, mas não tanto quanto livro, até chegar a um livro inteiro. Pesquise sobre algum assunto que lhe interesse, tenho certeza que há algum livro esperando para ser lido e fazer você se encantar por ele. 

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "101209" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar
Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela