Impressões Digitais – Somos todos Livros e Escritores

Roberto Tostes

Somos todos livros a serem escritos, somos todos papéis em branco, somos todos escritores. Mas o que fazemos com isso?

Nunca tivemos tantos palcos, tantas plataformas, picadeiros. E vivemos tão apressados, exagerados, impulsivos. Nunca fomos tão superficiais, palhaços, egoístas, procurando espelhos ou elogios em círculos restritos e ocos.

Inseguros e sem verdadeiras certezas, fugimos da contradição e do inesperado, repetimos sem criar, divulgamos sem contestar.

Nunca fomos tão parecidos e não únicos. Jamais tivemos tanta informação a nosso dispor e ainda assim somos engolidos diariamente por uma avalanche de mídias e mensagens. Sabemos tudo e não sabemos nada.

Somos mais lidos, decifrados, investigador e consumidos pelos sistemas do que o contrário. Os softwares e aplicativos silenciosamente negociam nossa alma e manipulam nossos desejos.

Lemos de forma salteada e desconcentrada. Publicamos mais do que conversamos, preferimos mais falar do que escutar, gravar do que escrever, mandar recados do que encontrar.  

Somos menos e achamos que somos mais. Não temos humildade nem paciência. Temos muita pressa e medo de perder coisas, valores, aparências e cargos.

Vivemos na cultura do sucesso e da exuberância onde fracassos não podem existir. Onde fracos não podem resistir, tímidos não podem se isolar, estranhos não podem se mostrar.

Somos o que escrevemos e falamos. Mas somos muito mais o que não ousamos ou tentamos. Estamos mais passando em branco do que produzindo conteúdo de valor, vidas e textos que possam significar alguma coisa.

Ainda podemos mudar o futuro e escrever outra história. Precisamos pensar e elaborar mais, escrever e reescrever, lapidar o texto. Fazer com calma um trabalho de artesão.

O sucesso pode ser a maior armadilha de quem mergulhou de cabeça nas palavras e na ficção.

Saber escrever nunca terá uma resposta adequada e final. Criamos para procurar, perguntar, para ter certeza da dúvida.

Na era digital em que tudo desaparece rápido no ar.

- Somos todos escritores - de um futuro em branco.

O que vamos Escrever?

 

@robertostes

Escritor e blogueiro. Profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico.

Twitter:

https://twitter.com/robertotostes

blog: www.robertotostes.com

https://medium.com/@robertotostes

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "590007" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar
Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela