Stout Club apresenta para o público a HQ ‘Far South‘

Guilherme Wunder

A editora gaúcha Stout Club, fundada pelo quadrinista porto-alegrense Rafael Albuquerque, segue com seus lançamentos no país. Em agosto, durante a 5ª Comic Con RS, foi apresentada ao público a HQ ‘Far South’. Com textos de Rodolfo Santullo e arte de Leandro Fernandez, o enredo nos apresenta uma clássica história de faroeste que acontece no sul da América do Sul.
 
O lançamento, que ocorreu na Ulbra, em Canoas, contou com a presença dos dois autores, além do estande da editora, onde estava presente Albuquerque. Além do próprio lançamento, também foram realizadas sessões de autógrafos e painéis sobre a produção da história. Durante o evento tivemos a oportunidade de conversar com o responsável pela arte e também com o nosso conterrâneo que trouxe essa publicação para o Brasil.
 
Leandro Fernandez já é conhecido do público brasileiro, afinal já foi o responsável pelas ilustrações de grandes personagens, como Wolverine e Justiceiro. Além disso já foi indicado ao prêmio Eisner, pela série Queen and Country. Mas, para quem pensa que o argentino não tinha novas pretensões, saibam que ele ainda precisava produzir mais um trabalho: publicar algo na Argentina.
 
- Depois de muito tempo nesse ritmo de trabalho eu senti a necessidade de fazer algo que pudesse ser lido e compreendido pelas pessoas com quem cresci e vivi. No início não existia nenhum planejamento e a gente foi produzindo a HQ quando dava, por entretenimento mesmo. Mas, depois de concluída, queríamos muito publicá-la na Argentina e em outros países. Para nós é uma alegria poder ter lançado no Brasil também e queremos continuar essa história em um livro maior.
 
O argentino conta que queria que as pessoas lessem a história e se sentissem familiarizados, afinal o roteiro aborda um pouco a origem da sociedade do sul da América. “A nossa ideia era contar uma história de faroeste que se passasse nessa região e que mostrasse algumas características próprias do povo da época, como corrupção, sindicatos, bandidos rurais, entre outros elementos desagradáveis, mas comuns no passado e, porque não, no presente”, destaca Fernandez.
 
Rafael Albuquerque conta que conhece os criadores de Far South há algum tempo e que sempre admirou o trabalho dos dois, além de ser fã de quadrinhos latino-americanos. O gaúcho também conclui dizendo que já tinha lido a HQ e explicou como funciona as publicações do Stout Club.
 
- Os trabalhos que eu trago para cá são coisas excelentes e que eu gostaria de ver sendo publicados aqui no Brasil. Foi assim que o ‘Far South’ veio para o nosso país. Eles se interessaram pela nossa proposta, que é um pouco diferente de outras editoras, e aconteceu.
 
Agora só nos resta esperar para ver quais serão os próximos lançamentos do selo. Vale ressaltar que, até o fim do ano, mais alguns trabalhos devem ser apresentados ao público. Durante a FIQ foi lançado ‘Open Bar’ e na CCXP será publicada a HQ ‘Pra Casa do Cabeça’ e ‘Eight’.

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "515806" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar
Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela