Triste fim ou final feliz?

Cláudia de Villar

Uma das fases mais difíceis de um relacionamento é a fase final. Quando se esgotam as expectativas, as tentativas, as experiências, dar um ponto final exige sabedoria (ou loucura, talvez), tato e coragem. O final é pensado e repensado. A sua forma de acontecer, as palavras a serem utilizadas, o local em que ocorrerá o desfecho é arquitetado com antecedência.

Da mesma forma que acontece em relacionamentos pessoais se dá na vida do “pobre” escritor ao ter que decidir em como ele dará o fechamento de sua narrativa ou seu poema. Embora alguns já tenham uma vaga ideia de como irá terminar sua produção escrita, ou que vá tendo durante a criação de sua historinha, uma noção ou uma intenção de um desfecho, sempre há a interferência de uma nova possibilidade. E agora, como terminar? Seria interessante um triste fim ou um final feliz?

Sendo assim, o escritor pondera entre manter o “seu final” já pré-estabelecido, modificar completamente as suas últimas palavras ou escutar a opinião de terceiros e dar o fim que ele não queria. Nesta etapa final, a lucidez e a emoção duelam entre si. Qual final envolveria mais o público, qual agradaria a sua mãezinha ou qual daria mais lucro?

Por fim, entre o triste fim e o final feliz, vagueiam as dúvidas, as certezas, os medos e o pânico. Afinal, ninguém tem, na hora de colocar o ponto final, a certeza do que os leitores pensarão sobre o SEU final.

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "431408" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar
Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela