Cidade Cinza

José E. Rodrigues

Cidade Cinza é uma interessante e divertida novela, escrita a vinte mãos (dez escritores), dirigida por Gilberto Fonseca (digo dirigida por ele, porque ele escreve sete dos vinte seis capítulos, incluindo os três primeiros e os dois últimos, o que direciona a história no início e acaba por lhe dar desfecho), em clima de suspense "noir", a partir do triângulo amoroso, formado por Marco, Laura e Alex, colegas policiais, que acabam envolvidos em uma trama com muitas reviravoltas. Começando pela "capital" (Porto Alegre?) e indo a uma cidade menor, não nomeada (imaginei Pelotas ou Bagé).

Nesse experimento, houve colaborações em intensidades diversas. Além dos sete capítulos de Gilberto Fonseca há colaboradores com mais de quatro capítulos até aqueles com apenas 1. A propósito, justamente me recenti da ausência de um sumário. Os capítulos vão aparecendo, com o nome dos autores, a cada início.

Foi um livro divertido, com um final quase clássico. Mas há um porém, que acho que comprometeu um pouco o livro. Como eu disse, seria um romance "noir", com várias reviravoltas, mas o efeito que surtiu em mim, foi o de uma rádio novela, em que a trama tem que ser constantemente alterada para manter a audiência (isso me vem como influência do recentemente lido "Tia Júlia e o Escrevinhador", de Mario Vargas Llosa).

Professor de literatura e língua portuguesa, fã de literatura policial, Gilberto Fonseca certamente pode usar, e usará, o livro em aula, para estimular em seus alunos a leitura, e lhes mostrar as possibilidades da escrita.

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "413001" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar
Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela