Desenhos e Esperanças

Sinara Foss

Não é à toa que o livro Traços, da escritora Liz Quintana, editado pela Editora Metamorfose, foi finalista do prêmio da AEILIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - em 2019.

Antônio, um adolescente, acaba de perder seu irmão mais velho André de forma trágica. O recente relacionamento com Cíntia, ex ligada às drogas, o levou à morte. A família se desmantela, os pais se separam sem conseguir lidar com a dor. Perturbado, Antônio esfria seu relacionamento com Carol, sua colega de aula.

O enredo da novela vai se costurando aos poucos, nos vinte e um capítulos cujos títulos são verbos conjugados na terceira pessoa do singular, cuidadosamente escolhidos de acordo com o desenrolar dos fatos. A maioria dos capítulos é narrada em primeira pessoa do singular, com foco em Antônio, outros em Carol. Cartas, mensagens apagadas, trocas de narradores e focalizadores, sensações constroem o enredo deixando a leitura prazerosa e interessante.

A família de Antônio se reúne aos poucos e o final mostra uma reestruturação de esperanças e sentimentos. Antônio com os pais, e com Carol.

Alguns capítulos, escritos em segunda pessoa, são cruciais para o entendimento da morte de André ( Deco) e para o relacionamento de Antônio com Carol. Como André e Cintia se conheceram, sobre a praia, sobre as drogas, sobre a fuga, sobre a sua morte. O capítulo 18, intitulado “Incinera” é uma carta de Cíntia, um desabafo para Antônio, no qual o leitor junta mais peças ao quebra cabeças, e visualizando todo o enredo.

Não posso deixar de mencionar as impecáveis ilustrações que são feitas também pela Liz Quintana.

O livro é muito bem costurado, todas as arestas são aparadas de forma que prende a atenção do leitor. O tema do livro é muito atual e agrada, não somente o público juvenil, como também os adultos.

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "190604" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar
Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela