Como funcionam, o que diferencia e como escolher um curso online

Marcelo Spalding

Os cursos online se tornaram constantes em tempos de pandemia, inclusive com novas ferramentas e tecnologias que os tornaram tão ou mais eficientes que os cursos presenciais. Mas você já deve ter reparado que tem cursos de formatos e preços MUITO diferentes. Por que será? Será que tudo o que se anuncia como curso ou oficina online é mesmo um curso?

Como professor, escritor e webmaster há mais de 20 anos no mercado, entendo que um curso requer interação entre o professor e o aluno, além de um conteúdo didaticamente estruturado e produzido especificamente para aquela mídia. Então FUJA de cursos ou oficinas com aulas gravadas em que você não tem acesso ao professor.

Cursos ou oficinas com aulas gravadas em que você não tem acesso ao professor na verdade são programas de televisão ou vídeos de YouTube, não aulas. Do que adianta ouvir uma brilhante fala do Fulano de Tal, famosão, se eu não vou poder me comunicar com ele depois, e ele sequer vai saber que eu existo? Não seria melhor ler um livro sobre o tema ou mesmo procurar entrevistas e documentários? Claro que se o Fulano de Tal for seu ídolo e você quer muito ouvir aquelas horas de fala dele, ok, mas saiba que é como comprar uma palestra, não um curso, pois o Fulano de Tal está oferecendo suas ideias, seu conhecimento, mas não um tempo e uma atenção direcionada a você.

Aliás, você já deve ter reparado que um curso é mais caro que um livro, ou mesmo que a assinatura de algum streaming ou a compra de algum DVD (ainda se vende DVD?). E são mais caros porque você está adquirindo não apenas o conteúdo, o conhecimento, mas também uma parcela do tempo e da atenção de um especialista em determinado assunto, e ISSO É QUE TEM MUITO VALOR!

Vejamos, então uma série de perguntas que você deve fazer ANTES de se matricular em um curso online:

- Quem é o professor? Ele tem formação e experiência adequadas?
- Há quanto tempo existe o curso?
- O curso tem apenas vídeos ou tem material complementar em forma de texto também?
- Há atividades ao longo do curso que são lidas e comentadas por alguém ou apenas questionários?
- Você tem acesso ao professor? De que forma?
- É o próprio professor do curso quem lhe atende ou algum tutor, estagiário, robô...?
- O curso tem aulas ao vivo (síncronas)? Em que dias acontecem?
- Qual o tempo de duração do curso ou por quanto tempo tenho acesso ao material?
- Eu tenho possibilidade de interagir com a turma? De que forma?

Outro cuidado MUITO IMPORTANTE é como é feita a cobrança do curso. O valor anunciado é pelo curso todo? É por mês? Por quantos meses?

Alguns cursos anunciam o valor por mês (por exemplo em 12x), mas você tem que pagar o valor total e não recebe de volta se quiser interromper o curso no meio.

Então é fundamental que você questione o valor real do curso e se é possível interromper a qualquer momento (em caso de cursos mais longos) sem necessidade de seguir pagando ou pagar alguma multa.

Eu particularmente evito o pagamento de valores altos por um curso já na matrícula, antecipando por exemplo o valor de 12 parcelas, pois acredito que primeiro seja importante conhecer a seriedade do trabalho e o do professor na prática. Caso você esteja disposto a fazer esse pagamento antecipado, entenda se é possível reaver o valor em caso de cancelamento antes do período de 12 meses.

Clique aqui para conferir nossa seção de perguntas e repostas com nossas respostas a estas e outras dúvidas sobre nossos cursos e oficinas.

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "103408" no campo ao lado.
 
  

 

Voltar
Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela