Concursos Literários

9º Concurso de Contos - Grupo Livrarias Curitiba
 
Com o objetivo de descobrir novos talentos literários e oferecer espaço para veiculação aos melhores textos num grande periódico cultural, o Grupo Livrarias Curitiba promove o seu 9º Concurso de Contos. Podem participar brasileiros acima de 18 anos. 
 
Os contos devem ser originais, apresentar temática livre e não terem sido publicados ou premiados. Os autores dos seis melhores contos ganharão, além da publicação na revista ler&Cia, um vale-compras no valor de 500 reais para gastar em qualquer produto numa das 29 lojas físicas do grupo ou nas compras on-line no site.
 
As inscrições vão até o dia 31 de maio. Para mais informações, clique aqui.
 

 
I Concurso de Poemas Clube de Escrita Criativa de Curitiba CWB 2018
 
Com o propósito de estimular a criação literária e divulgar novos autores no gênero Poesia, o I Concurso de Poemas Clube de Escrita Criativa de Curitiba CWB 2018 abre inscrições - do dia 02 de maio até 13 de junho - para poetas nascidos ou residentes na cidade de Curitiba, tendo como tema: “Curitiba, capital das Araucárias”. Não há taxa de inscrição. 
 
Cada autor pode mandar até três poemas, sem necessidade de ineditismo da obra. Os três melhores poemas serão premiados com um livro de poemas, publicação em coletânea e certificado de participação. Outros 50 serão selecionados para compor uma coletânea em E-book do concurso a ser divulgada pelo Clube de Escrita Criativa de Curitiba.
 
Para mais informações, acesse a página do Facebook do Clube de Escrita Criativa de Curitiba e confira a publicação sobre o concurso: https://www.facebook.com/clubeescritacriativacwb/posts/929494800585187
 

 
Concurso Felippe D’Oliveira
 
Promovido pela Prefeitura de Santa Maria e coordenado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o Concurso Felippe D’Oliveira busca homenagear o poeta santa-mariense e incentivar a produção de três gêneros: conto, crônica e poesia. Os textos devem ser inéditos e cada candidato pode concorrer nas três categorias já citadas. 
 
O primeiro lugar de cada categoria leva para casa o prêmio de 3 mil reais e mais um certificado. Os candidatos que ficarem em segundo ou terceiro lugar recebem o certificado de participação. Para candidatos naturais de Santa Maria ou residentes da cidade há mais de dois anos, o Prêmio de Incentivo Local premiará com 2 mil reais os ganhadores locais de cada modalidade. 
 
As inscrições começaram no dia 02/05 e terminam no dia 08/06. Para mais informações, clique aqui
 

 
Prêmio Bunkyo de Literatura
 
O Prêmio Bunkyo de Literatura é um prêmio japonês que premiará com um diploma de mérito em solenidade – que ocorrerá em novembro - autores de livros de contos na língua portuguesa. É preciso o envio de três exemplares da obra até o dia 15 de junho de 2018 e os livros precisam ter sido publicados em 2016 ou 2017. 
 
 

8º Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba
 
Promovido pela Prefeitura Municipal de Piracicaba e inspirado nas novas formas de produzir conteúdo escrito (como o Twitter), o 8º Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba irá entregar troféu e premiação em dinheiro para os três trabalhos vencedores. Além disso, os participantes têm a chance de ter seu microconto escolhido para fazer parte de uma antologia composta pelos 100 melhores microcontos. 
 
Podem participar autores de todas as idades e de qualquer lugar do mundo, desde que seu texto esteja em português. As inscrições estão abertas desde o dia 23 de abril e vão até o dia 15 de junho. 
 
 

Concursos já vencidos

ATENÇÃO: os concursos abaixo já estão com prazo de inscrição expirados

 

Editora da Universidade Federal do Paraná lança seu primeiro concurso literário

Poesia é a estreia em estilo de escrita escolhido pela UFPR e as inscrições vão até o dia 16/04/2018. Os poemas inscritos no concurso deverão ser inéditos e escritos em língua portuguesa. O edital pode ser consultado aqui (http://www.editora.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2018/02/edital-concurso2018.pdf)

O diretor da universidade, Rodrigo Gonçalves justifica que este prêmio é para incentivar e destacar novos talentos, assim como apresentar o envolvimento da Editora com a cultura.

 


 

Concurso Literário da Feira do Livro de Ribeirão Preto recebem inscrições até o dia 20 de abril

Poemas, crônicas e contos são as três categorias nacionais que poderão ser inscritas no prêmio literário da Feira do Livro de Ribeirão Preto até o dia 20 de abril de 18. As obras deverão ser inéditas e enviadas ao site da Fundação do Livro de Ribeirão Preto.

O regulamento está disponível no site (https://fundacaodolivroeleiturarp.com/concurso-literario-marina-colasanti/)

 


 

VII Prêmio SESC- CE de contos tem inscrições até o dia 30 de abril

Com objetivo de incentivar e promover a produção de textos literários o SESC-CE promove à escritores cearenses, maiores de 18 anos poderão participar do concurso até o dia 30 de abril de 18 com contos inéditos e a inscrição deverá ser feita pela internet.

Os dez melhores textos selecionados serão publicados e a divulgação acontece no mês de junho. O regulamento está disponível aqui http://www.sesc-ce.com.br/noticias/abertas-inscricoes-para-o-premio-sesc-de-contos/

 


 

Editora LeYa recebe até o dia 30 de abril as inscrições para seu concurso

Aberto a todos os interessados até o dia 30 de abril de 18 as inscrições de romances inéditos em língua portuguesa para participar do Prémio Leya de Romance.

A premiação será em dinheiro e também na publicação da obra inédita pelo Grupo Editorial LeYa com o objetivo de incentivar a produção de livros. O regulamento está disponível aqui: http://www.leya.com/pt/gca/areas-de-actividade/premio-leya/regulamento-premio-leya-2018/

 


 

Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas encerra as inscrições no final de abril

Até o dia 30 de abril de 18 os interessados poderão participar do concurso com suas obras inéditas de poesias. 

Os exemplares deverão ser enviados pelos correios. A premiação será feita em dinheiro assim como o autor terá sua obra publicada e a divulgação será no mês de outubro ainda deste ano.  O regulamento está disponível aqui http://ccr-santarem.pt/wp-content/uploads/2017/07/Regulamento-1.pdf

 



Sesc seleciona escritores brasileiros para Residência Literária em SC

As inscrições se iniciam no dia 31 de janeiro, e ficam abertas até o dia 05 de março de 2018. Para participar da seleção, o autor deve possuir entre dois e oito livros publicados em seu nome, e enviar um texto de até 20 páginas através de formulário de inscrições. Clique aqui para mais informações

 


 

Prêmios Literários da Cidade de Manaus

Acontecem até o dia 28 de fevereiro de 2018 as inscrições para a nova edição do concurso de escrita de Manaus.
São diversas categorias para premiação nacional como:
Prêmio Artur Engrácio, como melhor livro de contos;
Prêmio Violeta Branca Menescal, destinado ao melhor livro de poesias;
 Prêmio Péricles de Moraes, para o melhor livro de crônicas;
Prêmio Clóvis Barbosa, para o melhor texto de jornalismo literário;
Prêmio Alfredo Fernandes, para o melhor texto de literatura infantil.
O resultado será divulgado no dia 01 de junho de 2018. A ficha de inscrição está disponível no site da Concultura.

 


 

3º Prêmio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa

Em parceria com a Editora A Bela e o Monstro e Movimento 2014 e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, a UCCLA incentiva a produção de obras literárias nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto) e da poesia.
Para participar do concurso de escrita o candidato deverá enviar o material pelo e-mail premioucclaterceiraedicao@gmail.com. As obras deverão ter no mínimo 50 páginas.
As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro de 2018. Você pode consultar aqui o regulamento do Prêmio.

 


 

Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa

A edição de 2018 do concurso literário Oceanos abriu inscrições no último dia 09 de fevereiro e vai até o às 23:59 do dia 18 de março de 2018.
Os autores poderão concorrer com obras já publicadas em versão impressa ou digital desde que lançadas entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2017.
Poderão inscrever poesia, romance, crônicas, contos ou dramaturgia escritos na língua portuguesa. Serão quatro livros eleitos pela votação do Júri Final.

Para mais informações sobre o concurso literário você poderá acessar o regulamento no site.
 

Concurso Inernacional Literário Castro Alves
 
O Concurso é aberto em nível  municipal, nacional  e internacional desde que os candidatos apresentem seus textos em Língua Portuguesa vigente no Brasil. Cada participante poderá inscrever-se com um conto ou uma poesia. É facultado participar nas duas modalidades, porém  somente com  um texto em cada uma delas. O tema e forma  são  livres. A poesia poderá ter  no máximo trinta versos (linhas) e o conto duas laudas (duas páginas).
II  – As poesias e os contos devem ser digitadas em fonte “Times New Roman, ” tamanho 12,  somente com o pseudônimo. A identificação deverá ser  feita  via  molde  ficha  de  inscrição,  em  um  email  somente  para  a inscrição, contendo todos os dados solicitados na ficha abaixo enunciada. Em  outro  email  separado  deverá  ser  enviada  a  obra  somente  com  o pseudônimo.
III  -  Não  há  cobrança  de  taxa  e  a  inscrição  poderá  ser  feita  em apenas  uma  das  seguintes  categorias:  1  –  Municipal  (somente  para participantes  residentes  na  cidade  do  Rio  Grande);  2  -  Nacional;  3  –Internacional;  4  -  Correspondentes  (Somente  para  os  Membros Correspondentes da Academia, nacionais ou  estrangeiros).
IV  - Como inscrever-se: envie a ficha de inscrição via email com os dados  solicitados  no  molde  no  final  deste  regulamento.  É  importante observar que um email será somente para a identificação. Em outro email enviar a obra somente com o pseudônimo.
V  EMAIL PARA A INSCRIÇÃO:Concursocastroalves2018@outlook.com
 
Período de inscrição: de 1° de outubro de 2017 até 30 de novembro de 2017, valendo os e-mails que chegarem até a meia noite do dia 30 de novembro de 2017.
 
Regulamento, clique aqui
 

Serviço

O que? Concurso Inernacional Literário Castro Alves
Quem? Escritores nacionais
Quando? Até 30 de  novembro  de 2017
Como? Email: Concursocastroalves2018@outlook.com
 
 
 

Festival de Poesia Falada de Cantagalo (#Brasil)

A Prefeitura Municipal de Cantagalo, através da Secretada Municipal de Cultura, promove este concurso tendo por objetivo o intercâmbio cultural das letras em todo território nacional, descobrindo poetas e poesias, visando homenagear "in memorian" a professora, trovadora, poetisa e incentivadora da Cultura Municipal Cantagalense Ruth Farah Nacif Lutterback, que transmitia a todos a sua alegria, amor e vontade de viver, tendo participado e Ff !

vencido centenas de concursos no país, levando sempre o nome da terra de Euclydes da Cunha, a bicentenária Cantagalo.

Poderão participar do Concurso de poesia falada do Município de Cantagalo 2017 - homenageada: Ruth Farah Nacif Lutterback, poetas de todo o Brasil. Cada participante poderá se inscrever com até 2 (duas) obras inéditas, digitadas em duas vias cada, nas modandades abaixo elencadas.

As poesias serão analisadas nos seguintes temas:

a) Tema Livre

b) Amor

"O amor faz passar o tempo,

não há quem possa negar.

Mas, se o amor é passatempo,

o tempo é que o faz passar ... ".

Ruth Farah Nacif Lutterback

As inscrições para o Concurso de poesia falada do Município de Cantagalo 2017 deverão ser realizadas até 20 de novembro de 2017, na Secretaria Municipal de Cultura Cantagalo 1 Praça João XXlll, em cima do Banco do Brasil, Centro, Cantagalo-RJ, CEP.: 28500-000 em envelope lacrado com nome, endereço completo e título, pessoalmente ou via correios, neste caso observada a data de postagem, ou através do e-mail: cultura@cantagalo.rj.gov.br

Regulamento: http://www.cantagalo.rj.gov.br/wp-content/uploads/2017/10/Regulamento-Concurso-Poesia-Falada-2017.pdf

Serviço
O que? Festival de Poesia Falada de Cantagalo (#Brasil)
Quem? Poetas de todo Brasil
Quando?  Até 20/11
Como? Correio ou email: cultura@cantagalo.rj.gov.br

 
33º CONCURSO DE POESIA “NHÔ BENTO”
 
O concurso homenageia o poeta sebastianense Nhô Bento, nascido em 1902, no bairro do Pontal da Cruz e que, ainda jovem, foi morar em São Paulo. Seu livro “Rosário do Capiá”, reunindo 58 poesias, foi um dos grandes trabalhos do autor,meditado em 1946, com prefácio de Monteiro Lobato. A Prefeitura Municipal de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, estabelece o seguinte regulamento para o 33º Concurso de Poesia “Nhô Bento” – 2016.
 
Do referido concurso poderão participar poetas do Cone Leste Paulista, com idade mínima de 16 anos completos. Cada autor poderá inscrever até 02 (duas) poesias inéditas, com estilo e tema livres, em 04 (quatro) vias datilografadas ou digitadas, em papel ofício, identificadas pelo pseudônimo do autor. 
 
Será designada pela Secretaria de Cultura e Turismo uma comissão para julgar os trabalhos, cabendo-lhe: a) Apresentar a classificação dos 20 melhores trabalhos até o dia 11 de novembro de 2016;
b) Analisar e discutir em conjunto os trabalhos em datas a serem definidas pela Secretaria. A divulgação das poesias e autores pré – selecionados será feita através da imprensa local e na Secretaria de Cultura e Turismo até o dia 14 de novembro de 2016.
 
O autor ou representante deverá ler, declamar ou encenar sua obra no sarau dia 19 de novembro de 2016, às 18h, na Secretaria de Cultura e Turismo (Av. Dr. Altino Arantes, 174 – Centro). A ausência do autor ou de seu representante implicará na desclassificação da obra.
 
 
Serviço
O que? 33º Concurso de Poesia "Nhô Bento"
O quem? Poetas do Cone Leste Paulista, com idade mínima de 16 anos completos.
Quando? Até 11/11 
Como? As inscrições devem ser remetidas para a Secretaria de Cultura e Turismo/Departamento de Cultura - Rua Altino Arantes, 174 - Centro - CEP 11600-000, no período de 03 de outubro a 04 de novembro de 2016, prevalecendo a data da postagem; ou entregues pessoalmente dentro do mesmo período.
 
Prêmio Literário Casa de las Américas
 
A Casa de las Américas convoca para o ano 2017 a edição 58 do seu prêmio literário. Nesta ocasião, poderão concorrer autores do Brasil com livros publicados em português nos anos 2015-2016 (primeira edição), nos gêneros de ficção. 
 
Poderão ser enviados livros nos gêneros de romance, conto e poesia, escritos em português, publicados nessa língua, em primeira edição, durante os dois últimos anos (2015-2016). 
 
Poderão participar autores brasileiros, naturais ou naturalizados. Os autores deverão enviar um exemplar do livro em competição. Não poderão participar autores que tenham ganhado o Prêmio Casa de las Américas depois de 2013. Em nenhum caso poderão concorrer livros que excedam as 500 páginas.
 
Mais informações: http://www.casadelasamericas.org/premios/literario/ConvocatoriaPremioLiterario_portugu%C3%A9s.pdf
 
Serviço
O que? Prêmio Literário Casa de las Américas
Oquem? Uma apenas para autores do Brasil ou uma aberta a autores de qualquer nacionalidade
Quando? Até 31/10
Como? As obras deverão ser enviadas à Casa de las Américas (3ra. y G, El Vedado, La Habana 10400, Cuba), ou a qualquer das Embaixadas de Cuba, até 31 de outubro de 2016.
Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela