Concursos Literários

Coletânea de Literatura Fanstástica

Com objetivo de publicar contos de autores iniciantes e experientes que escrevam narrativas nos diversos subgêneros do fantástico, Duda Falcão promove um concurso para escritores que residam no Rio Grande do Sul.

Os selecionados participarão da coletânea de contos: "Planeta Fantástico: Aventura, Fantasia, Ficção Científica e Horror - Vol 1" sem investimento. As inscrições vão até o dia 31/10/2018.
 
 

 
XVII Concurso Nacional de Contos - Prêmio Jorge Andrade 
 
Promovido pela Academia Barretense de Cultura (ABC), o Concurso Nacional de Contos - Prêmio Jorge Andrade tem como objetivo premiar em dinheiro textos inéditos da categoria ‘conto’. Eles têm que ser escritos em língua portuguesa por autores maiores de 18 anos. 
 
O 1º lugar ganhará 1.500 reais, o 2º lugar ganhará 1000 reais e o 3º lugar ganhará 500 reais. Os ocupantes do 4º até o 20º lugar ganharão menção honrosa.
 
As inscrições vão até o dia 30 de novembro de 2018. 
 
 

 
7º Concurso Nacional de Ensaios 
 
Com o objetivo de estimular a pesquisa e a discussão sobre a obra do grande autor e antropólogo Gilberto Freyre, a Fundação Gilberto Freyre e a Global Editora promovem o Concurso Nacional de Ensaios. Esta 7ª edição premiará o melhor trabalho inédito com a temática “Análise e interpretação da obra de Gilberto Freyre”. 
 
O autor do trabalho vencedor receberá R$ 20.000 (vinte mil reais) e terá seu trabalho publicado em livro pela Global Editora. As inscrições podem ser feitas até 15 de outubro de 2018, na Fundação Gilberto Freyre (Recife), na Global Editora (São Paulo) ou pelos Correios. As incrições vão até o dia 15 de outubro de 2018.
 
 

 
Concurso Saba de Literatura
 
Visando valorizar a atividade literária, a Sociedade dos Amigos do Balneário de Atlântida (SABA) promove o Concurso Saba de Literatura com premiação em dinheiro para os três melhores trabalho. O gênero é conto. As inscrições vão até o dia 15 de outubro de 2018.
 
 

 
Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 2018
 
O Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 2018 tem como objetivo destacar autores sul-rio-grandenses, ainda em produção, que tenham obra consistente e de qualidade no cenário nacional. 
 
São três categorias:
 
- Melhor livro de poesia ganhará o Troféu Alceu Wamosy 
 
- Melhor tese ou dissertação sobre literatura sul-rio-grandense ganhará o Troféu Dyonélio Machado
 
- Melhor livro de literatura infantil ganhará o Troféu Carlos Urbim
 
A premiação será concedida em cerimônia em dezembro deste ano.
 
As inscrições vão até o dia 24 de setembro de 2018.
 
 

 
Chamada para publicação Revista Digital Benfazeja
 
Com objetivo de conhecer escritores e convidar para publicação , a revista digital Benfazeja convida escritores brasileiros para participarem da seleção de:
2 contistas 
2 poetas 
1 romancista 
1 dramaturgo (a)
2 tradutor (a) de poesia
 
As inscrições vão até o dia 12/10/2018.
 
 

 
3ª Edição Prêmio Kindle de Literatura
 
Promovido pela Amazon, com apoio da Editora Nova Fronteira, o Prêmio Kindle de Literatura tem como objetivo premiar obras inéditas na categoria Ficção/Romance. O participante deve postar sua obra no Kindle na ferramenta KDP com a hashtag #PrêmioKindle.
 
O vencedor ganhará o prêmio em dinheiro no valor de trinta mil reais, além de ter sua obra publicada em formato impresso pela Editora Nova Fronteira. 
 
As inscrições vão até o dia 15/10/2018.
 
 
 
 

Concursos já vencidos

ATENÇÃO: os concursos abaixo já estão com prazo de inscrição expirados

 

Prêmio Literatura Fechadura
 
Com o intuito de promover a arte literária e, em particular, o gênero poesia, o Prêmio Literatura Fechadura promove concurso que dará como premiação a publicação do original pela Editora Folheando, parceira do concurso. Os participantes devem inscrever uma obra inédita do gênero poesia que tenha entre 50 e 80 páginas. 
 
As inscrições vão até o dia 28/08. 
 
 

 
V Concurso Cultural de Microcontos de Amor, Humor ou Terror
 
A Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Araraquara, promove o V Concurso Cultural de Microcontos de Amor, Humor ou Terror. Os participantes devem escrever um microconto inédito escolhendo uma das categorias: amor, humor ou terror, com, no máximo, 140 caracteres (incluindo título, pontuação e espaçamento). O título é obrigatório. 
 
A premiação conta com a publicação dos 10 melhores microcontos de cada categoria em sites e fanpages da instituição. Os quatro melhores receberão certificados de premiação e livros. 
 
O prazo para se inscrever é até o dia 28/08/2018.
 
 

Concurso Cultural “Covil da Discórdia” de Poesia Contemporânea - 1ª edição

Para estimular a produção literária e divulgar novos talentos, o Covil da Discórdia lança seu primeiro ‘Concurso Cultural “Covil da Discórdia” de Poesia Contemporânea’. Os cinco melhores trabalhos serão publicados no site e divulgados nas redes sociais do grupo. Os três primeiros, além da divulgação, serão agraciados com um certificado virtual, acessível em endereço fixo no site.

Cada autor deve concorrer com dois trabalhos poéticos no máximo, sem necessidade de serem inéditos, em língua portuguesa. O autor deve ser maior de idade e o tema é livre. As inscrições vão do dia 01/06/2018 até 30/08/2018. 

Para mais informações, clique aqui


 
29ª Edição do Concurso de Contos Paulo Leminski 
 
Destinado a escrita de contos, o Concurso de Contos Paulo Leminski é uma  iniciativa da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). O tema é livre.
 
As inscrições vão até o dia 31/08/2018.
 
 

14º Concurso Literário Mario Quintana 

O concurso é dividido em duas modalidades: regional (para residentes e domiciliados no Rio Grande do Sul) e nacional (residentes de outros estados ou brasileiros domiciliados no exterior).

O concurso tem três categorias: conto, crônica e poesia. Cada participante pode participar de quantas categorias quiser, enviando um texto inédito para cada uma. Só podem participar autores com idade acima de 18 anos. 
 
Além das premiações com troféus, os vencedores terão seus textos publicados em coletânea editada pelo Sintrajufe/RS, com sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre. 
 
O prazo para as inscrições é até o dia 13 de agosto. 
 
 

Prêmio Literário do Governo do Maranhão

Com o objetivo de fomentar a literatura maranhense, o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (SECTUR) e do Fundo de Desenvolvimento da Cultura Maranhense (FUNDECMA), lança o “Prêmio Literário 2018”. O prêmio é dividido em prêmios específicos: a) Prêmio Nauro Machado (Poesia); b) Prêmio Josué Montello (Romance); c) Prêmio Dagmar Destêrro e Silva (Contos); d) Prêmio Viriato Correia (Literatura Infantojuvenil); e) Prêmio Bandeira Tribuzi (Jornalismo Literário); f) Prêmio Apolônia Pinto (Peça Teatral).
 
Poderão concorrer ao prêmio autores maranhenses ou radicados no Estado do Maranhão há pelo menos 3 anos, maiores de 18 anos. As obras inscritas devem ser inéditas e cada autor deve escolher uma só categoria para se inscrever. O ganhador de cada categoria ganha o prêmio de 25.000 reais. As inscrições vão até o dia 26 de julho.
 
 

 
8º Concurso Cidade de Gravatal de Literatura 
 
A Academia Gravatalense de Letras, AGL, e a Associação Cultural de Gravatal, ACG, com o objetivo de valorizar a atividade literária, promovem o 8º Concurso Cidade de Gravatal de Literatura. O concurso tem duas modalidades: conto e poesia, e os candidatos podem participar das duas mandando até três textos inéditos para cada. 
 
Os três melhores textos de cada categoria serão premiados com diplomas alusivos. As inscrições vão até o dia 15/08. 
 
 

 
Prêmio Minuano de Literatura
 
Como incentivo à leitura e produção de escrita, o Instituto Estadual do Livro, juntamente com o Instituto de Letras da UFRGS, promove o Prêmio Minuano de Literatura. O objetivo é valorizar e reconhecer a produção literária de autores gaúchos. 
 
Os vencedores receberão o Troféu Minuano de Literatura em uma cerimônia de premiação. Poderão participar obras de autores nascidos ou residentes do Rio Grande do Sul, bem como obras publicadas por editoras sediadas no Estado. 
As categorias são: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção: Romance/Novela, Ilustração, História em Quadrinhos, Texto Dramático e Especial (livros de fotografia, memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros). 
 
O prazo para inscrição é do dia 1° de junho a 1° de julho deste ano.
 
 

 
I Concurso de Poemas Clube de Escrita Criativa de Curitiba CWB 2018
 
Com o propósito de estimular a criação literária e divulgar novos autores no gênero Poesia, o I Concurso de Poemas Clube de Escrita Criativa de Curitiba CWB 2018 abre inscrições - do dia 02 de maio até 13 de junho - para poetas nascidos ou residentes na cidade de Curitiba, tendo como tema: “Curitiba, capital das Araucárias”. Não há taxa de inscrição. 
 
Cada autor pode mandar até três poemas, sem necessidade de ineditismo da obra. Os três melhores poemas serão premiados com um livro de poemas, publicação em coletânea e certificado de participação. Outros 50 serão selecionados para compor uma coletânea em E-book do concurso a ser divulgada pelo Clube de Escrita Criativa de Curitiba.

Para mais informações, acesse a página do Facebook do Clube de Escrita Criativa de Curitiba e confira a publicação sobre o concurso: https://www.facebook.com/clubeescritacriativacwb/posts/929494800585187

Site desenvolvido por metamorfose agência digital

DEPOIMENTOS

"Fiquei muito satisfeito com o conteúdo da Oficina. Minha experiência com escrita, agora vejo com maior clareza, era inteiramente prática ou intuitiva e, certamente, passível de ser substancialmente melhorada. Gostei muito da orientação obtida através da Oficina e, em particular, da tua avaliação do material dos desafios."

Décio Oliveira Elias,
Rio de Janeiro, RJ

mais depoimentos

 

Para Oficina de Criação Literária

 

 

 

curso desenvolvido pela